A partir desta versão, o usuário passa a ter a possibilidade de criar atividades em sequência. Com essa funcionalidade, o usuário não precisa sair do modal de criação para seguir com o registro de novas atividades. Além disso, para facilitar a criação, o sistema mantém os dados de: tipo de atividade, prioridade, sprint e os atributos preenchidos, cabendo ao usuário definir apenas os campos que normalmente são distintos em uma criação de atividades em sequência, como o título e descrição.
Com o objetivo de informar os usuários sobre os dados da Sprint, para esta versão, foram acrescentadas as informações referentes aos dias faltantes para seu término, datas de início e fim da sprint bem como seu nome e prazo. Este requisito permite aos envolvidos no board de execução ter as informações necessárias de prazo, sem a necessidade de acessar o backlog.
Para os clientes que utilizam a metodologia de Scrum, os dados da Sprint como: data, hora e objetivos, foram acrescentados no Analytics da consulta de atividades. Com essas informações, o usuário passa a ter mais dados para acrescentar em suas estratificações e análises sobre as sprints.
Visando facilitar a associação dos objetos do SoftExpert Suite com as atividades do Kanban, agora, é possível realizar múltiplas seleções na listagem dos registros. Com isso, o usuário consegue realizar associações em lote, confirmando apenas uma vez a operação.
Além disso, com o objetivo de facilitar a busca pelo registro desejado, o sistema passa a contar com uma pesquisa avançada específica para essa associação. Com a busca, o usuário passa a ter outras opções de filtros para localizar o registro desejado.
A partir desta versão, é possível criar um atributo do tipo objeto do SoftExpert Suite, onde o tipo de dados é o Kanban. Com esta funcionalidade, o cliente poderá utilizar a lista de atividades como um atributo em qualquer componente do sistema.
Com o intuito de tornar mais simples e dinâmica a configuração do fluxograma, a partir desta versão, o sistema apresenta um resumo sobre como está a configuração de cada etapa do fluxo. Com esta funcionalidade, o usuário compreende visualmente como está mapeado o seu fluxo, podendo realizar as alterações necessárias de forma mais prática e rápida.
Para tornar o processo de configuração dos workspaces mais rápido, a partir desta versão, o sistema passa a ter a opção de copiar um registro existente. Com esta funcionalidade, o usuário pode copiar toda a estrutura do workspace, como fluxos, tipos de atividades, segurança e notificações, modificando apenas as configurações que são distintas entre eles.
A partir desta versão, passa a existir a frame de associação com o Kanban no projeto, na atividade de projeto, no programa e na atividade isolada. Com este requisito, o usuário passa a poder associar e até mesmo criar uma atividade do Kanban diretamente pelos dados desses objetos do SoftExpert Suite, melhorando a integração entre os componentes.
Para apoiar no processo de planejamento das atividades, esta versão passa a contar com a visão de Gantt para as atividades do Backlog. O gráfico de Gantt permite ao gestor ter uma visão das atividades ao longo do tempo, facilitando a distribuição das atividades entre os períodos bem como entre os responsáveis, evitando uma sobrecarga entre os recursos do time.
A visão com o Gantt está dividida em duas seções. A da esquerda lista as atividades do backlog, com os dados principais da atividade e com permissão de edição dela. Já o lado direito contém a informação com relação aos prazos e avanço da atividade.
A funcionalidade permite ainda montar uma visão por agrupadores, separando as atividades por Responsáveis, Colunas do board, Sprint ou simplesmente respeitar a sequência das atividades do backlog. Além disso, é possível aplicar diversos filtros na listagem, para que ela esteja adequada à realidade da análise do momento.
Consulte também as melhorias realizadas neste componente em versões anteriores: